Monday, June 16, 2008

10 - Kyoto

Quando: Maio 2008
Local: Estação de Kyoto, Gion, Nishiki-ichiba (Kyoto)

Um dos locais mais famosos do Japão, que recebe muuuuuitos turistas não só japoneses mas também pessoas de todos os lugares do mundo!
Como fica perto da cidade onde moro (cerca de 50min de trem) costumo ir bastante. Fim-de-semana em Kyoto significa topar com muuuuuita gente. Feriadão então, nem se fala! Mas aproveitei para levar uma amiga para conhecer, e a experiência de andar na multidão em pleno feriadão foi digamos... interessante! rs

Saindo da catraca do trem comum (JR - Japan Railway) você será recebido por uma simpática loja de departamentos chamada....
Photobucket

É uma ótima recpção! rs

Pegando um ônibus das inúmeras linhas que tem, logo na frente da estação, fomos para uma das avenidas mais famosas. Sanjoo (pronuncia-se: sanjyoo). Lá encontramos diversas lojinhas, restaurantes, muuuuuuuuita gente.
Aliás, já falei q tinha MUITA gente? rs
Kyoto também é um lugar e tanto não só para os pontos turísticos mas também para comilança! O "Kyo-ryouri" é super famoso!! Sabor suave, sempre utilizando ingredientes da estação!
Mas os doces japoneses "wagashi" também são bem famosos! Sim, os famooooosos doces com feijão tb é um deles. Olha, não sou mto fã de wagashi (principalmente do Brasil), mas os daqui são os únicos que ainda me empolgo em comprar para provar! São feitos manualmente e requer mta técnica!
Photobucket

Mais de perto...
Photobucket

Dependendo da estação, vc poderá encontrar em formatos diferentes, cores diferentes... Um dos melhores motivos de viver em um país que tem as 4 estações bem definidas!

Chegamos em Gion (pronuncia-se: GUION). Lugar famoso pelas várias casas de chás e dependendo da hora do dia encontramos Maiko-san na rua. Geralmente no final da tarde... Lá pelas 17h. Maiko são as ditas aprendizes de Gueisha. Uma tradição que ainda continua, mas que de uma certa maneira está diminuindo... Existem várias conotações para as Gueisha's, mas o que eu ouvi dizer (dos poucos japoneses que conhecem algo, pq mtas vezes, nem os japoneses conhecem mto a fundo essa cultura misteriosa das Gueishas...rs) é que as gueisha's de Kyoto são mais... digamos, orgulhosas? Chiques? Elegantes? Enfim, tem um padrão que seguem... Então elas ainda se tem o respeito e trabalham realmente para entreter os clientes com sua música, arte, dança, conversa... São verdadeiras artistas! Tem que saber tocar instrumentos tradicionais, cantar, dançar, divertir os clientes, saber servir... Enfim!! Um mundo que acho que sempre terá um toque de mistério.
Voltando à Gion.. Então, esse riozinho é super famoso. Esqueci o nome, mas sempre aparece na TV.
Photobucket

Passando a ponte, vimos uma área que também é bem famosa. E nisso, vimos uma pequena Maiko-san falsa! Uma menininha vestida de Maiko e os pais, tirando fotos.
Photobucket

Tadinha, tinha tanta gente tirando foto que ela estava um pouco envergonhada e assustada!

Depois de Gion, demos uma passadinha na famooooooosa feira "Nishiki-ichiba". É um dos mercados (ou feira) mais antigo. Desde o Período Edo... (procurem depois no goooooooogle de qdo até qdo é o Período Edo! rs Estou com um pouquinho de pressa agora! rs
Photobucket

Fica em Teramachi, até um pouco escondido... Tem q virar e depois andar um pouco pelo shoutengai (comércio) e assim que avistar uma faixa do "Nishiki Ichiba" virar à esquerda. Como disse antes, estava hiper lotado. Lá já é bem lotado, mas no feriadão...
Photobucket

Encontramos desde verduras, legumes frescos até peixes e frutos do mar frescos, conservas variadas, peixes secos, lojinhas diversas, restaurantes...
Abaixo, algumas berinjelas em conserva
Photobucket

Vale lembrar que as conservas (tsukemono) de Kyoto são deliciosas! Bem suaves, sempre fazendo com que o sabor do ingrediente fique retido. O bom é acompanhar as verduras e legumes da estação!

Outra coisa interessante é o Katsuo-bushi. Um peixe chamado "bonito" (katsuo) que é seco (defumado). Muito utilizado na cozinha japonesa para se tirar o caldo (dashi). Parece blocos pretos, mas ao passar no fatiador (sei lá como se fala isso em pt) você obtém lascas de peixe seco.
Photobucket

Esses são os blocos de peixe. Hoje em dia as lascas já são vendidas prontas. Mas com certeza, "fatiar" o peixe na hora deve dar aquele toque!

E.... Uma coisa interessante!
Os amantes de comida japonesa devem conhecer o famoooooso wasabi (raíz forte). Aquela pasta verde que sempre vem no sashimi e sushi. Mas vcs já viram o wasabi de verdade? A raíz mesmo? Pois apresento-lhes... Wasabi fresco!
Photobucket

Não lembro de ter comido algo com wasabi ralado na hora...Mas ouvi dizer que o gosto é beeeem mais forte. A característica do wasabi (q eu vi na tv um dia) é que só dá em lugares onde a água é límpida. Acho q era isso, se não me falha a memória...

E por último, qdo for à Kyoto dê uma olhadinha pra cima! Verá o Kyoto Tower! É legal tb subir lá para olhar Kyoto por cima! Também vale a pena um passeio pela estação de Kyoto. Tem umas escadas rolantes infinitas!!! E lá em cima um terraço!

E hj fico por aqui com as fotos de Kyoto! :)

2 comments:

Kemy said...

Ahhhhhh
Kyoto!! Q lugar lindooo!!
Fui em Teramachi... aquele lugar é infinito!! o_O
...Queria ter visto esse depaato!!
Q nome... SUVACO!

Unknown said...

Suvaco!!!!!!!!!!!!! Eh kd coisa q a gnt encontra por aki ne...
Kero ir pra Kyoto nas ferias!! Ja to pegando dicas com vc!! uhuuuuuu