Thursday, June 19, 2008

Cerejeira Lendária (Sakura)

Quando: Abril de 2008
Onde: Ogaki, na província de Gifu

Gifu é uma província não tão falada... A maioria das pessoas (inclusive eu) já até tinha ouvido falar, mas não sabia onde estava localizada...
Ironia do destino, fica ao lado da província onde moro e é em Gifu que passo muitos finais de semana, já que tenho bastante conhecidos por lá!

Numa dessas, inventamos de ir ver o lendário Sakura. Diz a lenda (ou a história) que o USUZUMI SAKURA tem uns 500 anos... E foi plantada pelas próprias mãos de um Imperador (da mesma linhagem da família Imperial atual). Teve até uma época em que a árvore quase morreu. Mas alguém foi lá, fez enxertos e conseguiu "ressucitá-la".

O caminho até lá é bem tranquilo. Mas.... Você só vai contar com 1 trem por hora. Sim... apenas UM POR HORA!! E mais, com apenas UM VAGÃO tb! A sorte nossa de ter chegado um pouco cedo na estação de Ogaki e vimos o trenzinho chegando. LOTADO de gente que retornava de lá. Pudemos sentar e curtir até o trem lotar.

Eis o trem... (e dona Rê feliz! rs)
Photobucket

Depois de pouco mais de 1h de viagem chegamos na estação de Tarumi.
Photobucket

A cidade... Se é q pode se chamar de cidade, não tem quase nada. Mas tem o sakura mais antigo do Japão! E foi fácil encontrar, pq tinha mto turista seguindo a mesma rota.
Já era final de abril e achamos que não íamos encontrar mtas flores na árvore... Visto que as flores de cerejeiras tem vida curta. Pouco menos de 1 semana, se vc tiver sorte...

Mas encontramos assim:
Photobucket

De longe, ela já parece bem grande... mas de perto aí sim podemos sentir o poder! E tb sentir o peso de ver uma cerejeira lendária
Photobucket

Estas madeiras estão servindo de suporte, já que a cerejeira é bem velhinha!

Época de sakura é época de piquenique. Japonês é farofeiro também, sim senhor! Mas é uma farofada organizada. Ainda mais em locais assim, lás nos cafundós, onde não tem mta gente bagunceira. Afinal, o q q a moçada ia fazer num lugar desses a não ser comer né? rs
Photobucket

Sempre qdo tem piquenique, também tem lojinhas perto vendendo guloseimas. Os chamados "yatai". Qdo estávamos caminhando para um... vi uma vala e algumas pessoas (crianças) olhando para dentro da vala e falando "Oooolha!"
Qdo fomos ver, eram simpáticos sapinhos! rs Mas não era qlquer um não, eram simplesmente 3 sapos, um em cima do outro! E ainda por cima cobertos com pétalas de cerejeiras!
Photobucket

Uma visão interessante não? rs

Bom, voltando ao yatai, achamos de tudo. Churrasquinho de peixe.... (ayu, que é um peixe de água doce muuuuito apreciado pelos japoneses)
Photobucket

Chás...
Photobucket

Peixinhos secos!
Photobucket

Alguns bolinhos!
Photobucket

Este era assim
Photobucket

Recheado com sekihan (um tipo de arroz cozido com feijão azuki), envolto por massa branca e uma castanha portuguesa em cima. Bem gostosinho!

Também provei o "gohei mochi" que é um arroz mais empapado cozido e amassado, que cobriram com molho adocicado (molho shoyu e mais alguma coisa) e depois assado. Bem saboroso! Ainda mais qdo o shoyu fica queimadinho!
Photobucket

E por fim, o nosso piquenique também
Photobucket

Bolinhos de polvo (takoyaki) e batata assada com manteiga.

Adoramos o hanami! (ato de fazer piquenique embaixo de cerejeiras para apreciá-las!)

3 comments:

Kemy said...

Ahhh
Eu vi na NHK!! Passou uma reportagem sobre essa árvore!
...quero comer takoyakiiii... nunca comi!!

Unknown said...

Eu ne sabi dessa árvore! Eh mto engraçado qdo vc escreve!! A árvore tem apoio pq ta velhinha, ou q os japoneses sao farofeiros. Morro de rir!!!

Pooooooooooow, eu nao vou poder ver sakura anoq vem... buááááááaa. Eu keria ter visto árvores enormes q nem essa aih.

Reginait said...

AI.. como coloca aquele sapo... que nooojjjjooooooooo!!

Ateh que enfim eu APARECI no BLOG!!!!