Monday, June 23, 2008

12 - Mie

Quando: Fevereiro de 2008
Local: Ise Jinguu e Meoto-iwa (Província de Mie)

Uma outra pequena província famosa pelo santuário ISE é a província de MIE. A capital de Mie se chama "Tsu". Nessa viagem, saímos de Gifu e depoisde uma viagem de 4h (de carro) chegamos na cidade de ISE (pronuncia-se ISSE).

A idéia surgiu pq queríamos fazer algo diferente e tb animar uma amiga. Então, um amigo meu resolveu alugar um carro (com localizador GPS) e saímos às 21h rumo à Ise!
Detalhe: eu estava meio doente... Com a garganta doendo e tdo congestionado. mas não podia perder essa. Me armei com cobertores, travesseiros, caixinha de lenço e máscara. Voltei viva.

Queríamos fazer algo bem barato. Então... Ao invés de pegar a via expressa, q tem q pagar pedágio, resolvemos fazer pela rota estadual. No caso daqui, "provincial" .
Daí a necessidade do Car Navigator!
Photobucket

É só colocar a cidade de destino e mudar a função para que utilize as estradas que não precise pagar... E fomos! O probleminha é q mtas vezes a viagem pode ficar mais longa... Mas... Foi interessante! Ficar prestando atenção na voz que falava "Vire à direita daqui a 400m) etc etc!

Chegamos lá por volta de 1h da manhã, mas ficamos rodando a cidade a procura de algum hotel. Pra variar, fizemos aquela viagem de sempre... Sem ter feito reserva nem nada. E olha que legal, no Car-Navi tinha como procurar por hotéis tb! E até q tinha! Visitamos vários para saber dos preços e acabamos em um q achamos bem barato. Nem lembro qto era, mas pegamos 2 quartos. Um com uma cama de casal (para mim e minha amiga) e um quarto single, para o meu amigo. O hotel é simples. Mas no último andar tinha.... ONSEN! Banho de águas termais! E como era tarde, tínhamos a "piscina" toda para nós!!
Bom, não sei se já disse, mas eu não consigo ficar mto tempo imersa em água quente, então para mim não compensa entrar em onsen. Mas fui lá, afinal, já estava incluído no pacote né?
O meu amigo até tirou fotos do onsen masculino! Q é exatamente igual ao feminino!

Aqui é onde as pessoas tiram suas roupas.
Photobucket

Detalhe que onsen é um local para banhos. Todo mundo entra peladão. Homens e mulheres separados, né?

Aqui é onde as pessoas se lavam antes de entrar na "piscina".
Photobucket

Tem q se lavar beeeeem. Entrar limpinho na água. Atenção especial para as mulheres: após lavar os cabelos, tem q prender para que não caia cabelo na "piscina".

Aqui é a "piscina"
Photobucket

Rasinha! Mas é para todo mundo ficar sentadinho se esquentando. Não pode nadar!

Outro detalhe curioso é que a maioria (ou todos) os onsen ou locais de banho público impedem a entrada de pessoas com tatuagem. Isso vem da cultura, afinal... A máfia japonesa é conhecida pelas famosas tatuagens né? Se for uma tatoo pequena, melhor tampar com algum esparadrapo antes de entrar... No caso de dúvidas, melhor perguntar ao dono do local... Às vezes, se vc tiver cara de estrangeiro eles deixam passar... Mas pode provocar um desconforto para os outros japoneses q estiverem lá....

No dia seguinte, fomos ao Ise Jinguu. É um santuário xintoísta. Bom, santuário só pode ser xintoísta né? Se for budista é templo. Se eu não me engano...rs
Photobucket

Na entrada, sempre tem esses "torii"(portais). E muita, muuuita gente!
No xintoísmo há vários deuses. A deusa suprema é mulher. A Deusa do Sol (Amaterasu Oomikami).
O Ise Jinguu é considerado um local sagrado, e muitos Deuses estão sendo "venerados" aí.

Antes de entrar nesses locais sagrados, é preciso se "benzer". Lavar as mãos e a boca com água pura.
Photobucket

Andando mais um pouco achamos essa "lojinha". Vendem amuletos. Tem de várias coisas... Vida longa, amuleto para proteção no trânsito, sorte no amor, proteção para o parto entre outros.
Photobucket

Esses amuletos, chamados "omamori" têm uma validade de 1 ano e têm que ser levados ao local onde foi adquirido para ser queimado. Mas... Não sei se todo mundo faz isso. E não sei se a pessoa tem azar caso não faça isso...rs!

A entrada do Santuário principal
Photobucket

O local é famoso e sagrado. E não se podia tirar foto lá dentro... Para ser sincera, eu não entendi o pq... Depois eu vejo se pesquiso melhor... hehe

Depois vimos vários outros santuários menores. Veneravam o Deus do Vento, da Terra, do Fogo...

Na saída, essa árvore interessante...
Photobucket

Não sei se estavam protegendo-a...

Saindo do Ise Jinguu, fomos almoçar.
Photobucket

E... Para o nosso segundo e último destino: Meoto iwa.
São duas rochas amarradas por uma corda. O significado é "rocha casal". Ou seja, uma rocha representa o homem e a outra a mulher.
Photobucket

Chegando....
Photobucket

Tivemos uma decepção! Pensamos que a rocha era grandona!!! Mas era super minúscula!!!

Photobucket

A rocha maior é o Homem e a menor a mulher. Na época do Verão dizem que dá para apreciar o nascer do Sol por entre as duas rochas. E assim, agradecer aos deuses por mais um dia.

Por outro ângulo...
Photobucket

Um pequeno torii em cima da rocha maior
Photobucket

O portal e a rocha significa que o casal Imperial apreciou a vista deste exato local.
Photobucket

Aqui no Japão, até antes da II Guerra Mundial acreditava-se que família Imperial era descendente direto da Deusa do Sol. Mas depois que o Japão perdeu a guerra, o Imperador da época teve que "reivindicar a sua santidade".... E declarar que não era um Deus.
Bom, se são descedentes ou não, há várias estórias em relação a essa parte da história do Japão.

E, para variar... comidinhas vendendo né? Aqui nessa barraca tinha ostras
Photobucket

O mais engraçado foi ver essa placa "cuidado com macacos"
Photobucket

Mas (in)felizmente não vimos nenhum!!

Foi um passeio interessante! Mta coisa q estudei na faculdade de japonês eu pude sentir aih. Queria ter ido qdo estava melhor de saúde, pq no meio da viagem tive febre, perdi a voz entre outras coisas! hehe

3 comments:

Reginait said...

Ponha decepcao nisso... achava que a rocha era do tamanho do pao de acucar... qdo chega .. parece um oniguiri!!!

Anonymous said...

Oi! Vc conseguiu fotografar dentro do "daiyokujo"??
Que bacana! Nao tinha ninguem, ne?? Soh vcs! Uau!!
Qdo estive em Ise, e vi o "Meoto Iwa", tbm me senti como vcs... realmente as rochas sao bem menores do que imaginava...

Unknown said...

Ola, me chamo Issao e numa busca sobre a ilha de Miajima que visitei nesse fds que passou apareceu seu blog! Gostei da naracão e com tempo vou ler todas suas viagens e aventuras. Quem sabe dai programar algum sonho, alias, alguma viagem!!! Sayonara!!! issaotanaka@hotmail.com