Sunday, June 08, 2008

8 - Gero (Gifu)

Quando: Junho de 2007.
Local: Gero, situado na província de Gifu.

Não tãaaao conhecida, mas Gero fica ao norte da Província de Gifu. Cerca de 3h saindo da estação de Gifu para Takayama, de trem comum. Como passamos por rios, a paisagem é bem bonita! Era época de "tsuyu" (chuvas)

A vista da janela do trem é essa...
Photobucket

Muito verde e paisagem beeeem de interior.
Aliás, o trem tb é beeeeeem simples. Com ventilador no teto!!
Photobucket

O primeiro dia foi de chuva. Muuuuita chuva. O dia todo. e no final da tarde a chuva piorou e o meu guarda-chuva começou a gotejar!!!! Acho q não tinha sido testado para tanta água! haha

Gero é famosa por suas águas termais: Onsen. Em tdo qto é lugar também vemos o ashiyu, que serve para vc esquentar os seus pés. Muuuito gostoso! Alguns com água super quente! Acho q é para evitar que as micoses possam te pegar... rs Mas tdo isso de graça, só em lugar assim mesmo!

*Update*
Acabei de saber q Gero é o terceiro melhor onsen do Japão! E que até o Príncipe Herdeiro da Família Imperial vai lá... Uau hein!

Além do ashiyu, tb tem uma vila chamada "Gasshou mura". Tem casas feitas em estilo antigo, do século XIX. São construções que não utilizam pregos. Apenas cordas grossas chamadas "Aranawa" e umas plantas (palhas) chamadas "Neso".
Photobucket

Parece q as casas têm que ser reformadas de tempos em tempos. A parte do telhado. É beeem interessante pq o interior tb está do jeitinho q era antigamente! Uma viagem ao passado!
Photobucket

Como não podia faltar, na vila tb tinha o "ashiyu".
Photobucket

Ficamos lá enquanto a chuva caía. Até q estava friozinho, então foi bem gostoso ficar papeando com os pés na água quente.
Photobucket

Na vila tem várias salinhas de coisas interessantes. Uma delas eram réplicas de festivais... Outra era um lugar q tinha um monte de estátuas de sapos. O q os japoneses consideram boa sorte. Sapo em japonês é "kaeru" que também significa o verbo "voltar" então já ouvir dizer que o dinheiro volta, a sorte volta. Essas coisas.
Photobucket

E dentro dessa salinha q tinha um monte de coisas de sapos (praticamente não entendi o q era esse lugar...) achamos uma sapa ginasta. Rimos muuuito.
Vc entenderia o q significa isso se encontrasse por aih?
Photobucket

Ficamos num hotel que, para variar, tb possui onsen. Banho de águas termais. Ou seja, todo mundo entra peladão. Claro, mulher e homem separado né? rs Eu não gosto mto de onsen pq simplesmente não consigo ficar mais do q 3min imersa em água quente. Mas fui dessa vez pq afinal de contas, ir à Gero e não ir à Onsen seria algo impensável. Ao entramos na salinha para tirarmos a roupa demos de cara com 3 senhoras HIPER HIGH! Puxou papo com a gente e qdo falamos q éramos do Brasil... Vixe.... Foi uma coisa só! Pegaram a gente pra conversar e não acabava mais! rs Foi engraçado. Depois elas nos deixaram ir banhar. rs
Como disse, não consigo ficar mais q 3min lá. Então pra mim foi algo meio sofrido...

Dormimos num quarto beeeem estilo japonês, com tatami e futon. No outro dia, café da manhã bem ao estilo japonês:
Photobucket

Tudo mto gostoso, mas senti falta de um café com leite! rs Apesar de não combinar nada com arroz e peixe né?

O dia seguinte fez um Sol maravilhoso!! Deu para passear e até molhar os pés neste riacho. A ponte vermelha é um charminho né!
Photobucket

A cidade também! É bem pacata e arrumadinha!
Photobucket

Passeando pela cidade, minha amiga q já tinha estado lá me falou q tinha uma parte no rio que brotava água quente. E q então eles fizeram um onsen ao ar livre. Vimos de cima da ponte.
Photobucket

Como tinha chovido mto no dia anterior, havia mta água, mas dá para perceber que tem uma "piscina" lá na margem esquerda certo? Pois então, essa minha amiga, na última vez q em q ela esteve lá chegou a presenciar um senhor tirando a roupa (SIM! No meio da rua!) e entrando lá. Coisas típicamente Japão...

Daí nos aproximamos mais do lugar e botei os pés na água... E não é q estava mesmo morninha!!
Daí vimos esta placa:
Photobucket

São as regrinhas para se banhar lá. Vou ser bem breve para explicar
- Antes de entrar, passe água quente.
- Por motivos de higiene, é terminantemente PROIBIDO entrar utilizando roupas íntimas. (mas solicitamos compreensão das mulheres utilizarem roupas de banho).

Enfim e outras coisas como não comer nem beber lá dentro, levar animal de estimação...
Mas o curioso é q eles querem q as pessoas entrem peladões mesmo! rs Deve ser gostoso.... mas não assim, em plena luz do dia e num lugar suuuuuper aberto.

A comida lá também era muito boa! No almoço antes de voltarmos encontramos uma lojinha beeeem simples. Pedimos um teishoku e veio isso:
Photobucket

O tio coloca umas sementes no arroz daí ele fica com essa cor. Diz ele que contém mais nutrientes e polifenol e tal. Tiozinho simpático! E na hora de pagar, até ganhamos balinha da tia do caixa. Uma bala enoooorme! Segundo ela, ficar chupando bala grande evita de vc ficar falando demais! rs (se bem q eu acho q é papo furado, pq mesmo com a boca cheia ela falaria pra caramba...rs)

Foi uma viagem gostosa, apesar de ficarmos hiper molhadas por causa da chuva. Mas felizmente, não pegamos gripe!

7 comments:

Reginait said...

Detalhe!!! a bala que ganhamos segundo a tiazinha dura UMA hora p/ acabar!!!

Unknown said...

Esses nihonjins nao tem vergonha na cara nao?? Querem entrar em onsen no meio da rua!!! Q loucos!!!!

Unknown said...

Ah! Essa balinha (balona) era pra dizer q vcs taval falando mto por acaso????? Achei engraçado vc dizer q ia continuar falando msm com uma bala enorme na boca. kkkkkkkkkkkk

Reginait said...

hauahuahu nao dah p/ falar com aquela bala na boca nao... muito GRANDE!!! era maior que aquelas bolinhas de gude grandes do Brasil, sabe? e dura de doer... ahuahauhauhau

Rüsben said...

Muito legal seu blog, já até SUBSCRIBEI ele aqui no meu feed.

Gosto muito dessas cenas do interior do Japão, e de como eles integram as construções à natureza ao redor. Um dia eu quero morar em um lugar assim.

Anonymous said...

nháaaaaaaaaaa finalmente voltou..... mto mto linda as fotos e boas histórias ^^ hehehehehehhe bem vinda de volta ao mundo dos blogs, espero q não leve 1 ano pra voltar a postar hehehehehhe

mana

Anonymous said...

oi, eu morei por tres anos em gero, e até hoje sinto muita saudades desse lugar! adorei reviver!