Thursday, August 14, 2008

16 - comidinhas para alegrar!

Em tempos de globalização, mesmo aqui no interior nós podemos desfrutar de comidinhas de vários tipos!
Num mesmo mês, pude provar algumas delícias beeeeem japonesas e também beeeem brasileiras!
Faço minhas artes na cozinha, e quando levo para a japonesada do trabalho é aquela festa! Um monte de "ohhhhh" que chega a ser engraçado... Imagina se toda vez que vc faz e leva aquele bolinho de cenoura com cobertura de chocolate eles viram e falam "mas como vc consegue fazer um bolo simples assim? Não deu trabalho??"
Pois é... a culinária japonesa, a meu ver, é bem cheia de detalhes e fazer um sushizinho que seja dá um trabalhinho... Mas assar um bolinho de nada para eles é algo que precisa ser calculado, planejado e esperar ter coragem.
Céus.. Então hj que fiz biscoitos de sequilhos, bolo de milho com coco e bolo salgado para a última aula de português... Devo ter levantado o meu IBOPE! rs

Então, no mês de julho, como citei acima, pude provar algumas boas delícias!
Uma delas foi num restaurante beeeem japonês, no aniversário de uma amiga.

Lá foi servido o "Kaiseki Ryouri". Vem tdo separadinho, bonitinho, enfeitadinho. O gosto estava bom. E é beeem leve. Nada de pesar depois no estômago! rs
Na entrada? bom...

Photobucket

Quer ver mais de perto?
Photobucket

Não é uma aranha atacando o pedacinho de peixe não!
É um sirizinho! Sim, para degustar. TUDO. Dos pés à cabeça! Confesso que eu só comi as patas... A cabeça parecia um tanto grande... rs E dura. Fiquei com medo de sentir os miolos do bicho na minha boca.

Num outro dia, andando pelas ruas de uma cidade que fica perto de onde moro, me deparo com esta lojinha de sembei (biscoitos de arroz)
Photobucket

O cheio estava maravilhoso!!! Molho de soja (Shoyu) queimado (pq eles cobrem os sembei com o molho... salgado mesmo ou adocicado. O cheio é divino!)

Depois do passeio, uma pausa para comer um "pavê de macchá" ou sorvete de chá verde. O precinho é salgadinho... Mas valeu cada colherada!
Photobucket

Tirando a folhinha de cima, que segundo o garçom... É comestível, mas ele diz que não é uma boa pedida... rs
Photobucket

Tem sorvete, doce de feijão azuki (não sou mto fã, mas esse estava maravilhoso!)
O amarelinho é castanha portuguesa bem docinha. O biscoito é de gergelim. Mto bom mesmo!! E o sorvete então... que delícia!!!

Daí alguns dias mais tarde... Não é que fui dar uma aulinha de culinária para japoneses?
Photobucket
Reparem na toalhinha na cabeça! É regra usar isso nas cozinhas!

Com a ajuda de outras brasileiras, fizemos bobó de camarão..
Photobucket

Sim, encontramos tudo aqui. Mandioca, leite de côco, azeite de dendê.. Praticamente tudo importado do Brasil! rs

Um belo "arroz com sobras" bem soltinho e salpicão...
Photobucket

e pastéis!!! A pedido do japonês que nos convidou. Ele fez questão que fizéssemos pastel!
Photobucket

Taí... Depois disso até tivemos outros eventos, deu para comer churrasco até. Mas fica para um outro post!

1 comment:

Arara Azul said...

Noosssa!!!
Fiquei com agua na boca!!!
Esses dias ando sem animo para cozinhar. O calor tah demais e cozinhar esquenta ainda mais a casa!!
Nao queres mandar essas delicias p mim via takkyubin??? rsss