Thursday, March 19, 2009

17 - Kyoto (Fushimi Inari Jinja)

Quanto tempo!
Muuuuitas coisas aconteceram e talvez logo esse blog ficará sem assuntos. Mas enquanto tenho fotos vou postar sempre que der (e a memória permitir... pois mtas vezes acabo esquecendo esse espaço...)

Um dos santuários mais diferentes que fui em Kyoto foi o Fushimi Inari Jinja. Quando se fala de "inari" logo lembramos de "raposa".
Conhecem o sushi chamado Inarizushi? Aquele é é feito socando arroz dentro de uma massa de soja frita?

inari
(foto: getty images)

Pois então... Diz a lenda que o que a raposa mais adora é essa massa de soja frita. Tinha uma historinha antiiiiiga japonesa q contava uma história assim... Meu avô contava, mas agora já não lembro bem...
Continuando, no Fushimi Inari Jinja o q vc mais verá são TORII. Ou seja, esses portais vermelhos-vibrantes!
Torii

Olha a raposa
Torii_01

Lembre-se tb de ir com sapato confortável. De preferência tênis. A época que fui era finalzinho de abril. Mesmo assim a subida nos fez suar um pouco! No meio da caminhada, dois caminhos a seguir. Ambos cheeeeios de Torii.
Torii03

Escolhemos ir pelo caminho da esquerda (e voltar utilizando o outro). Lá dentro é assim
torii_04

Depois de muitas subidas... Chegamos num local q tinha mapa
mapa

Qdo vimos que ainda estávamos na metade do caminho e q dava para dar uma volta na montanha.... sinto mto, mas desistimos! rs Estava ficando tarde tb...

Em santuários assim costuma-se ter imagens de cavalo tb
cavalo

Inclusive com oferendas!
oferendas

Agora... será q ninguém pega essas cenouras???

Outra coisa q acho bem legal em santuários (jinja) é tirar a sorte. Ou seja, tirar o omikuji. Se vc tira um papelzinho q não te dá mta sorte vc amarra em galhos ou nesses locais apropriados para meio q se proteger...
omikuji

Em mtos locais são vendidos amuletos. Neste além dos variados amuletos geralmente vendidos (segurança no trânsito, para garantir um bom parto, longevidade, sorte nos estudos etc) neste tb vendia essas porcelanas para colocar naqueles altares shintoístas (kamidana). Geralmente coloca-se água, sal (para purificar) e sakê.
porcelanas

2 comments:

Anonymous said...

Olá
Achei o seu blog por um acaso, estava procurando imagem de wasabi para mostrar à minha filha e acabei por ler os seus posts, estão maravilhosos. Me acendeu a vontade de conhecer o interior do Japão. E as comidinhas então ? Huuuuum. Continue postando.
Abraço.
Yurico

Issao said...

Puxa...outro dia atras deparei com seu blog por causa de miajima, escrevi num comentario que iria voltar pra ver suas aventuras e programar a minha proxima... quando derrpente lendo vejo que vc é de Hikone...rssss Sou de Nagahama!!! Coincidencia!!!
Demais seu blog, me ajudou muito pra entender muitos lugares e a ter novas vontades. Continue postando por favor!!! issaotanaka@hotmail.com