Wednesday, August 13, 2008

15 - Verão!

Nossa, há muito tempo que não posto aqui!!
Mas também, com o trabalho acumulado, calor de matar... Não sobra nem tempo nem ânimo para postar aqui! hehehe

Já que estamos no verão, e o verão japonês é INSUPORTÁVEL de quente... Hoje vou falar sobre os festivais de verão!
Sabe aquele calor úmido, que fica pegajoso, que você parece estar entrando dentro de uma panela à vapor? Até alguns conhecidos de Manaus dizem que o verão daqui é terrível! Ou seja... nos meses entre julho e meados de setembro... Nem pense em vir! Em agosto então, que as crianças estão de férias... Tdo quanto é lugar está cheeeeeio e as passagens caríssimas!

Daí, como aqui as 4 estações são bem definidas e o verão é relativamente curto, muitos festivais são realizados nessa época.

Apresentarei dois festivais beeem característicos!

1 - Hanabi (Fogos de Artifício)
Enquanto que no Brasil, vemos fogos de artifício só na virada do ano, ou algumas bombinhas quando o Brasil faz Gol, aqui no Japão verão é sinônimo de Hanabi Taikai, ou seja: Festival de Fogos de Artifício!
E olha... É simplesmente maravilhoso!!! Nada a ver com aqueles minutos de estouros de Copacabana.. Neste que eu vou sempre, é pouco mais de 1h direto de fogos!!! Cada um mais lindo que o outro!
Apresento-lhes, o Festival de Fogos de Nagara-gawa (Gifu)

Photobucket
começa bem tímido...

Mas chega a fazer desenhos, como essa borboleta
Photobucket

E os grandes estouros!
Photobucket

Pena que eu não sei tirar fotos muito bem... rs! Ainda estou descobrindo as funções da câmera!

2 - Matsuri ou quermesse
Na verdade, não é bem uma quermesse... É um festival que tem aqui na cidade onde pequenos grupos desfilam com uniformes tematizados. Saem pelas ruas animando! É um mini-carnaval estilo japonês! Aqui na cidade onde moro chama-se "souodori", ou dança conjunta.
A coreografia básica é a mesma. Mas dependendo do grupo eles fazem alguns movimentos mais animados e diferentes! Eu acabei "desfilando" no International Dancing Team, onde pessoas de vários países participaram.

A cidade fica toda enfeitada
Photobucket

Algumas super bem vestidas
Photobucket

Este grupo de senhoras super animadas com sua coreografia graciosa
Photobucket

Tinha até "carro alegórico" com a réplica do castelo
Photobucket

E também não podia faltar o querido mascote da cidade, que agora é super conhecido! "Hikonyan"!
Photobucket

Nem quero pensar no calor que devia fazer ali dentro... Se bem q eu soube q eles colocaram um ventiladorzinho... Sabe-se lá se funciona ou não... hehe

3 comments:

paula said...

Oi meu nome é paula e eu encontrei teu blog por acaso e o achei muito interessante,sempre sonhei em morar no Japão e vc contando essas historias me deixa com mais vontade ainda de viajar...Moro em Manaus e sinceramente fiquei assustaca com a ideia de um verao mais quente do que o passo aqui...

paula said...

Oi meu nome é paula e eu encontrei teu blog por acaso e o achei muito interessante,sempre sonhei em morar no Japão e vc contando essas historias me deixa com mais vontade ainda de viajar...Moro em Manaus e sinceramente fiquei assustada com a ideia de um verao mais quente do que o que eu passo aqui...

paula said...

Oi meu nome é paula e eu encontrei teu blog por acaso e o achei muito interessante,sempre sonhei em morar no Japão e vc contando essas historias me deixa com mais vontade ainda de viajar...Moro em Manaus e sinceramente fiquei assustada com a ideia de um verao mais quente do que o que eu passo aqui...