Sunday, July 06, 2008

14 - Festival de Kimono

Onde: Nagahama (Shiga)
Quando: Outubro 2007
Tema: Festival de Kimono em Nagahama!

Todos os anos, na cidade de Nagahama eles organizam um tipo de festival, para preservar a cultura do kimono.
Como muita gente já percebeu, não é mais tãoooo comum encontrar pessoas andando de kimono pelas ruas aqui no Japão. Claro que ainda vemos, mas é porque a pessoa está voltando de algum evento ou aula. Muito difícil ver alguém que use no dia-a-dia.

Daí, mtas cidades promovem este tipo de evento.
Apenas não confundam o kimono com o yukata (kimono de verão). O tradicional kimono é bem mais caro e com mto mais tecidos! rs
Neste dia, as pessoas que estão de kimono podem entrar de graça em alguns locais turísticos da cidade. É um evento bem interessante! As ruas ficam cheeeeias de pessoas (maioria mulheres) de kimono!
Photobucket

Em frente à lojinha tb
Photobucket

Em frente, uma loja que vende "sembei" (biscoitos de arroz temperados com molho shoyu)
Photobucket

O kimono tradicional pode ser dividido em dois tipos basicamente. O para solteiras que é beeeem mais alegre e festivo, chamado HAREGI (pronuncia-se "haregui").
As "mangas" do haregi são beeeem mais compridas, os laços de trás beeeeem espalhafatosos. Dizem que o haregi quer dizer que a mulher está a procura de marido. rs Coisas de antigamente né?
Já as mulheres casadas usam um com cores mais discretas, com laços simples e mangas mais curtas.
A pessoa da foto abaixo tem mais de 30 anos, mas é solteira. Então ela está com um kimono para solteira (mangas compridas), mas com cores mais discretas.
Photobucket

Isso serve até para tentar arranjar marido. É só vestir um kimono com mangas compridas que já vai dizer se vc é ou não casada. Do jeito que as muitas mulheres japonesas ainda ficam com aquela coisa de casar antes dos 30 ou dos 35... aiai.. (bom, pelo menos a maioria das mulheres acima de 30 anos que conheço e que são solteiras sofrem muuuita pressão da família e da sociedade em si...). Tem gente q leva numa boa, mas a maioria também pensa q precisa casar logo! E é por isso que ainda existe o "omiai", que é o "casamento arranjado". Se bem que agora eles fazem uma "entrevista" antes para se conhecerem e ver se vão conseguir conviver juntos. Bom, o omiai é assunto para um outro post, mas eu tb não vou saber explicar direito pq (graças à Deus) ninguém veio me aprontar uma dessa... ainda! rs!

Mas voltando para o assunto da cidade..
Nesse dia, mtos fotógrafos vão à cidade, pois é uma ótima oportunidade para óoootimas fotos! Assim como podem ver na foto abaixo....
Photobucket

Aproveitaram uma menina com a senhora da loja q estava apenas sentando observando as pessoas... Virou alvo de fotos! hehe

Um dos locais que as pessoas podem entrar de graça é um templo que tem um jardim belíssimo e servem chá verde tradicional.
Photobucket

O chá verde (maccha) é feito tradicionalmente, como na cerimônia do chá e servido junto com um doce. O doce é bem variado e muda de acordo com a estação, local etc
Photobucket

A cor e a textura do chá verde
Photobucket

E o docinho que era de açúcar. Representando o outono
Photobucket

O que achei uma pena foi que não vimos tantos homens vestidos de kimono. Acho que ia ser tão bonitinho um casal de kimono! Que eu me lembre, vi só uns 2 casais...
Pena que alugar o kimono é caaaarooooo!!!! Ouvi dizer que para alugar por 1 dia custa quase U$300!! Bom, eles te vestem (pq eu acho meio impossível vestir sozinha...) e tudo. Mas... salgadinho né? Quem sabe um dia qdo tiver oportunidade eu não participo de uma dessas.... ;)

4 comments:

GreyScale said...

Eu adorava conhecer o japão, gosto muito da cultura Japonesa e da forma de estar dos Japoneses!

Anonymous said...

Mt bacana! Os kimonos sao lindo, ne?!
Eu jah passei da fase de usar o "furisode", ou "haregi", como vc citou neste post. Rsss

Unknown said...

Que legal!!
Eu conheci um prof. que fez questão de usar kimono para nossa palestra! (já que não se pode trabalhar de kimono nas repartições públicas, ele quis ser "do contra", rsrs)
Mas realmente... esses kimonos são muito lindos!

Anonymous said...

Olá, gostei da sua reportagem e gostaria de saber se alguém conheçe algum lugar em São Paulo que alugue os kimonos e arrume as mulheres, gostaria muito de tirar algumas fotos. Grata. Helena