Wednesday, December 13, 2006

4 - A cidade

Hoje vou falar um pouco da história da cidade onde vivo.

Hikone fica ao norte da Província de Shiga. E em Shiga encontramos o Lago Biwa (Biwako), que possui mais ou menos 98 km² de área.

A cidade já foi historicamente muito importante. Diz a história que a região já era habitada no Período Jomon (8.000 a 300 A.C.) e serviu a Corte Imperial com a sua plantação de arroz. No dia 15 de Setembro de 1600, o Senhor Feudal da épica, Ishida Mitsunari foi derrotado na decisiva batalha de Sekigahara (q fica pertinho daqui!!), e, como conseqüencia, seu castelo no monte Sawayama foi destruído. (Este Monte fica praticamente no quintal de casa! Rs). Alguns anos mais tarde, no Governo Tokugawa, um novo castelo foi construído no monte Konki, denominado Castelo de Hikone e a cidade então passou a se desenvolver em função do Castelo. A nova família Ii dominou por mais de 200 anos em todo o Período Edo (1603 a 1867) e a cidade prosperou, principalmente no setor de transporte, onde foram construídas estradas que ligaram Hikone às cidades vizinhas e o envio de arroz (transporte fluvial) aos principais portos do Lago Biwa.

Em 1853 o americano Matthew Perry entra com a sua esquadra nos portos japoneses dando fim ao isolamento externo do país. Claro, o país se divide: aqueles que são a favor da abertura e os que são contra. O atual lorde feudal da época, Ii Naosuke foi a favor, assinando o tratado com os EUA, estabelecendo livre comércio entre os dois países. O problema foi que isso causou a sua morte, pois ele foi assassinado pela facção que era contra a abertura do Japão. Com a revolução Meiji, deu-se fim ao shogunato, trazendo mudanças drásticas à cidade. Os samurais e homens comuns tiveram que sair da cidade em busca de novas ocupações e assim a população da cidade diminui drasticamente. Aos poucos a cidade retoma novas atividades, desenvolvendo a estrada de ferro e indústrias.

O que Hikone produz?

Com localização estratégica e um bom clima, Hikone conseguiu convencer as indústrias de se instalarem na região. As produções mais destacadas são de Butsudan (altares budistas), válvulas de maquinaria e vestuário.

Até hoje, Hikone concentra indústrias diversas, e é por este motivo que encontramos muitos brasileiros que vieram para cá ganhar a vida.

É uma pena que os japoneses (principalmente os jovens) parecem não se importar muito. Não foram poucas as vezes em que disse onde morava (para jovens de outra regiões) e estes me disseram “Hikone? Onde fica mesmo?”. Sendo que aqui há o Castelo que fará 400 anos de Construação no ano que vem e é considerado Patrimônio Nacional do País, juntamente com apenas outros 2 castelos (De Himeji e Matsumoto). Os outros castelos espalhados pelo país foram reconstruídos recentemente. Como disse acima, teve a questão de destruir os castelos por este ser um símbolo do Shogunato. Mas claro que há diversos fatores.

Para mim, que venho do Brasil (q de uma maneira ou outra tem sua história recente) e ainda mais de Brasília (um bebê ainda! Rs) Morar em uma cidade histórica como Hikone é algo surreal! Qdo pego um trem e passo por algumas estações (como a de Sekigahara) e vejo letreiros como “Resquícios do Castelo Tal”... Fico imaginando quantas histórias e mudanças esta terra já passou.

Poder viver a história nos locais são chances únicas. Isso eh mto bom!

2 comments:

Chienne said...

aki tb eh uma viagem no tempo casa antigas misturadas com predios espelhados, as escolas estão dentro de casarões antigos de 1750 , hotéis de 1850 , o legal eh que eles estão reformando as casas antigas e dando outro ar para Pelotas, realmente quem mora em cidade bebÊ (BRasília) fica meio deslocado em cidades antigas, e olha q Pelotas ainda eh mais nova q a de Hikone ^^

Anonymous said...

adorei seu blog! muito didatico e li tudo! pq n escreve mais? ou escreve! deu vontade de aprender japones! e eu n tenho nenhuma relação c a cultura ou com pessoas q descendem, mas amei! linddooo. me manda 1 email contando qq coisa, 1 pouco d vc! curiosidade eh 1 coisa!! hehe aih vai ju_372@hotmail.com :] juliana!!!