Saturday, December 09, 2006

2 - Abril

Cheguei dia 14 de Abril aqui nesta cidade, fui recebida pelo meu Chefe, o Sr. K. Uma pessoa muuito open mind, super acessível e muito tranquila. Minha convivência com ele tem sido muito boa. Ele me ouve quando preciso, se tenho algum problema ele resolve. Além de ser meio... digamos... Fora dos padrões japoneses, ele às vezes solta umas diretas! Rs Graças a Deus, ainda não fui agraciada com tais diretas. Mas é aquela pessoa: Quando não gosta da pessoa desde o começo, não gosta. Quando gosta, gosta. Dizem q ele está gostando do meu trabalho, então estou bem na fita, né!

Aqui na Prefeitura, onde estou, sirvo de um tipo... “Bom-Bril, mil e uma utilidades”! Tradutora, intérprete, conselheira para assuntos diversos, professora... Diferente do Brasil, o sistema do Japão é bem trabalhoso. Pq simplesmente, muitos procedimentos ainda são precários. Tem que se fazer diretamente e pessoalmente na prefeitura. A Prefeitura é como um cartório também. E é dividida da seguinte maneira:

Departamento de Assuntos Cívicos (Shimin-ka)

Qualquer pessoa que se muda para qualquer cidade, a primeira providência é ir à Prefeitura se registrar. Cadastrar seu endereço, telefone, nome dos dependentes que vieram com vc. No caso de estrangeiro, fazer a carteira de identidade do Estrangeiro ou, se vc já tiver, fazer o registro de mudança de endereço.

No Brasil, para se abrir conta em banco ou qualquer coisa, vc só precisa levar conta de água, luz ou telefone para comprovar residência, certo? Mas aqui, você tem que pegar o comprovante de residência na Prefeitura. É um documento carimbado onde consta seu nome, endereço etc.

Este departamento também cuida de cadastros de carimbo (inkan) . O Japão é o país do carimbo, que equivale a uma assinatura. Com o carimbo cadastrado, você pode “assinar” o documento quando por exemplo, for comprar um carro.

Departamento de Seguro Saúde, aposentadoria e auxílios.

Logo depois, vc é obrigado a se cadastrar no seguro saúde Nacional. O seguro saúde é obrigatório no Japão. Ou vc faz o nacional, ou o da Empresa (Shakai Hoken) ou uma particular. Mas você tem que ter. O que acontece é que o valor do Seguro Nacional varia de acordo com a sua renda do ano anterior... E assim o valor aumenta. Muitos deixam de pagar porque simplesmente não conseguem, e aí vai acumulando dívida e mais dívida. Vira uma bola de neve...

Juntamente com o seguro saúde, vc pode escolher entrar no plano de Previdência Social. Contribuindo por 25 anos, depois vc poderá receber a sua aposentadoria. Mas como o Japão está cada dia mais velho... Não se sabe ao certo se dará para contar com a aposentadoria do Governo, então muitos optam por fazer o plano de aposentadoria particular.

O Governo Japonês oferece variados auxílios. Não conheço o sistema brasileiro, por isso não sei dizer que tipo de auxílio o Governo Brasileiro oferece além da Bolsa-Escola, cesta básica... Mas acho que o Japão oferece muuuitos auxílios. Os mais comuns são para crianças. Talvez um modo de incentivar o nascimento. Assim, quando a criança nasce, vc recebe um auxílio parto. Geralmente do valor do parto, que não é coberto pelo plano de saúde (por não ser considerado doença) fica em torno de uns 340.000 yen. Dependendo do lugar (hospital, clínica), um pouco menos ou um pouco mais. E o valor do auxílio é 350.000yen. (acho que equivale a uns U$3.300... Por aí). Mas, se for cesariana, aí sim o seguro cobre, então além do auxílio parto, vc pode tbm solicitar o reembolso de 70% da parte da cesariana. Geralmente uns 40 a 50 mil yen. Depois da criança nascer, ela recebe o auxílio criação, que é depositado de 4 em 4 meses. Um valor de U$45 mai ou menos por mês até a criança entrar no ensino secundário. E além disso, o auxílio despesas médicas, em que a criança (até entrar na escola primária) recebe um cartão a parte, e isso serve para baratear as consultas médicas e a internação se for o caso. Além de auxílio para mães solteiras, pais solteiros etc.

Os outros departamentos são os de impostos (esta parte é só pra negociar e parcelar o pagamento de imposto, avisar que se o cara não pagar os impostos atrasados os bens serão bloqueados e tal... hehe), Departamento de Construção e Habitação (inscrição para sorteio de apartamentos da Prefeitura e do Estado) entre outros. Os que eu mais visito são esses citados acima, sempre como intérprete dos brasucas que vêm até aqui para tentar resolver algum problema. Às vezes cansa, pq eu fico no segundo andar, e qdo me chamam eu tenho q descer as escadas até o andar térreo. Pq simplesmente aqui no JP tem um movimento de “vamos preservar o meio ambiente, gastar menos energia evitando usar o elevador”. Então os funcionários usam apenas as escadas. Claro, pessoas de mais idade, que tenham algum problema, pessoas do alto escalão podem usar o elevador. Assim, não que seja proibido, mas é aquela coisa da imagem...

Este texto foi mais para explicar um pouco do sistema público japonês...
;)

2 comments:

Chienne said...

meu deus...eh foda viver no japao , apesar do seguro q for msmo assim eh foda

Anonymous said...

muito interessante seu trabalho no JP.